ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR GONÇALVES DIAS
  CFO > Sobre o Curso

          O CFO é um curso regular da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) que funciona em período integral, onde na APMGD no período matutino são ministradas as disciplinas profissionais (núcleo especifico) e na UEMA no período vespertino as disciplinas fundamentais (núcleo comum). O Curso é reconhecido pelo MEC, através da Resolução nº. 195/2000-CEE, de 25 de maio de 2000, fruto do convênio UEMA/PMMA/CBM.

          Recentemente em 2006, foi aprovado o Projeto Político Pedagógico do Curso de Formação de Oficiais do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Estadual do Maranhão em convênio com a Polícia Militar do Maranhão, através da Resolução nº. 760/2006 – CEPE/UEMA, onde o curso passou a ter duração de quatro anos, com carga horária de 4.860 horas aulas, sendo 1.800 horas aulas para as 30 disciplinas do núcleo comum, ministradas na UEMA no período vespertino; 2.100 horas aulas para as 52 disciplinas do núcleo específico, ministradas na APMGD no período matutino e 240 horas aulas para as disciplinas do núcleo livre.

          O CFO está estruturado pedagogicamente em 08 (oito) períodos, onde no 1º e 2º períodos os Cadetes PM cumprem regime de internato e a partir do 3º período cumprem o regime de externato. Além das disciplinas dos núcleos comum, específico e livre, destinadas aos quatro anos do curso, existe ainda o Estágio Prático Supervisionado para os Cadetes que são realizados nas Unidades da Região Metropolitana de São Luís e no interior do Estado, para os Cadetes nos 2º, 4º, 6º e 8º períodos do CFO.

          Ao término do curso, atendendo a todos os requisitos e exigências legais, o Cadete PM será declarado Aspirante a Oficial PM, recebendo a estrela de Aspirante Oficial como símbolo da autoridade e da responsabilidade que terá diante da sociedade no sentido de defendê-la e promover todos os esforços para o seu engrandecimento, bem como a honra de pertencer à briosa Polícia Militar do Maranhão, iniciando logo após, o estágio probatório pelo período de 06 (seis) meses onde findo este prazo será promovido ao posto de 2º tenente PM. Para a conclusão do Curso o Cadete PM deverá apresentar um Trabalho Técnico Cientifico onde após sua aprovação será Graduado como Bacharel em Segurança Pública.

Atualizado em ( 20-Fev-2011 )


Copyright © 2010 - Academia de Polícia Militar GONÇALVES DIAS